Windows Server 2003

As dicas para optimização do computador são:


Dica #1 - Desligue o seu antivírus

As mais recentes aplicações Anti-Vírus são uma espécie de imposto para o seu computador, podem chegar a gastar mais de 50% dos recursos da sua máquina. Portanto para um bom Gamer o anti-vírus nunca deve estar activo enquanto joga qualquer tipo de jogo que puxa o suficiente pela máquina. Esta recomendação é feita partindo do principio de que o utilizador tem jogos oficiais e não piratas, por motivos de segurança, claro.


Dica #2 - Compre mais memória RAM
Hoje em dia a Ram é relativamente barata, isso não deve ser um grande obstáculo. Simplesmente não existe razão nenhuma para que cada Gamer (ou outro utilizador qualquer) não investir o suficiente para correr o seu sistema com o máximo de RAM possível. É um investimento que pode render durante anos.
Existe uma ferramenta, a Crucial System Scanner que automaticamente detecta e lhe indica o tipo de RAM se adequa á sua máquina, para assim ir descansado à procura de uma solução barata. Esta dica é uma das mais eficazes na performance de qualquer máquina.


Dica #3 - Liberte espaço no seu disco rígido

A maioria dos computadores de hoje em dia já trazem consigo discos rígidos com capacidades de memória bastante abastadas, isto visto claro, se não for um adepto de download de músicas, filmes, etc..
Uma boa solução para resolver um problema destes passa por instalar uma ferramenta que detecta como e por quem está a ser usada a sua memória, um bom programa para o fazer é o WinDirStat o DriveSpacio e o JDiskReport .
Há relatos de ficheiros ou pastas que consumiam metade da capacidade de discos rígidos sem o conhecimento do utilizador.
Eu tenho o caso duma directoria do jogo Call Of Duty 2 onde os sucessivos downloads de “addons” e mapas de servidores fez com que a pasta de destino desses addons tivesse mais de 18 GB, tendo o jogo original cerca de 3 GB. Outras vezes, acontece que um simples log dum programa pode atingir GB de memória no disco.



Dica #4 - Desfragmente antes e depois de uma instalação

A fragmentação acontece quando o utilizador aloja os ficheiros no seu disco rígido. O computador trata de “escrever” informação no disco onde quer que ela se encaixe, o que quer dizer que poderá ter partes de um mesmo ficheiro divididas por todo o disco rígido.
Obviamente que o utilizador assim não o pretende, somente quer todos os programas fiquem com todos os seus bits juntos para que o computador os possa ler de seguida e não perca tempo procurando os bits espalhados pelo disco rígido.

Deve então desfragmentar o seu disco antes e depois da instalação ou desinstalação de Software para tirar o melhor do seu espaço livre.


Dica #5 - O msconfig

Existem aplicações que correm no arranque do Windows que são claramente desnecessárias e que só servem para consumir recursos da máquina. Um bom exemplo disso mesmo é a “Helper application” que se situa na barra de sistema (canto inferior direito) que não faz nada mais que “chupar” recursos do sistema, isto vindo duma aplicação que supostamente é para ajudar, existem inúmeros.

Porém existem algumas aplicações que necessitam de ser iniciadas no arranque devido a drives externas, mas a grande maioria pode ser removida.

Então o que é o msconfig? O Msconfig é um comando que depois de corrido através do Iniciar>Executar abre uma janela que não é nada mais que um utilitário do sistema que permite configurar o sistema de arranque (..e não só).


Dica #6 - Remova serviços

Obviamente que este artigo não estaria completo sem a remoção dos serviços usados pelo sistema operativo mas que o utilizador não usufrui. Existem imensos serviços que podem ser removidos, mas obviamente depende de utilizador para utilizador. Nesta fase tem que prestar especial atenção ao que vai removendo, pois o erro nesta fase pode danificar o seu Sistema Operativo. Porém existe uma ferramenta que lhe disponibiliza um simpático interface para que possa gravar as suas alterações, restaurar as de origem e optimizar. A ferramenta chama-se Game XP e podem fazer o download por aqui .


Dica #7 - Explore artigos de optimização avançados

As anteriores 6 dicas são dicas de simples implementação e que por norma são comuns a todos os sistemas. No entanto existem artigos mais avançados que permitem a qualquer utilizador personalizar cada parte do seu sistema de modo a atingir algo especifico com o sistema.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial